Saber como fazer parcerias com empresas pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. No ramo de Arquitetura, por exemplo, as relações comerciais trazem diferenciação e novos clientes em potencial.
Além do aumento do alcance, é possível unir forças, somar as qualidades e fazer ofertas exclusivas para o mercado. Entre as possibilidades, estão a cooperação com fornecedores de certos materiais, lojistas e até com outros escritórios. Se tudo for bem planejado, você só terá a ganhar!
Quer descobrir como fazer parcerias com empresas? Então, veja 6 dicas para conseguir os melhores resultados!
Se as relações forem firmadas sem um bom planejamento, os resultados nunca serão verificados como deveriam. Então, tudo começa pela definição dos efeitos desejados. Nesse momento, é essencial compreender por que o relacionamento é benéfico para o seu negócio.
Veja o que a relação é capaz de oferecer para o seu empreendimento e quais são as expectativas. Um escritório de Arquitetura que fecha parceria com certos fornecedores pode gerar descontos para os clientes. Isso torna a apresentação mais atrativa e atinge o objetivo de conquistar mais oportunidades comerciais.
Já uma parceria com uma empresa de grande reconhecimento no mercado serve para ampliar o alcance e até para gerar diferenciação. Cada relação comercial do tipo servirá a um propósito e é recomendado ter essas expectativas estabelecidas antes de firmar qualquer negócio.
A partir dessa definição, dá para determinar quais são as ações mais importantes e como cada empresa agirá para atingir o êxito.
Outro passo fundamental de como fazer parcerias de sucesso é pensar na mensagem que o outro negócio transmite. Imagine que seu escritório tem a proposta de criar projetos sustentáveis, democráticos e que cabem no bolso dos clientes. Ao firmar uma cooperação com uma fornecedora de revestimentos de luxo, a mensagem será contraditória.
Também é importante buscar empreendimentos que atinjam um público semelhante ou, no mínimo, complementar. Do contrário, a união comercial ficará apenas no planejamento e não trará as consequências esperadas para nenhum dos estabelecimentos envolvidos.
Para não errar, analise o seu setor e pense quais são os negócios com maior alinhamento com a sua atuação. Isso fará com que os resultados sejam atingidos com mais facilidade, além de favorecer a experiência dos clientes.
A parceria comercial não é uma competição. Ela não funciona como uma gangorra, em que é preciso que uma empresa fique para baixo para que a outra suba. Na verdade, é uma colaboração que busca atingir efeitos em comum. Ou seja, os participantes têm que ganhar e obter vantagens na mesma medida.
Por isso é tão importante encontrar parceiros que se encaixem em seu perfil. Um escritório de Arquitetura pode criar uma parceria de sucesso com uma loja de móveis, como forma de compor a decoração perfeita. Nesse caso, o arquiteto ganha ao direcionar o cliente, já que oferece uma experiência melhor e até descontos. Ao mesmo tempo, a loja atrai novos clientes e aumenta o faturamento.
Porém, se o escritório firmar uma relação com um supermercado ou com uma concessionária, provavelmente não gerará os benefícios esperados. Então, é importante criar um planejamento que responda a perguntas como:
Lembre-se de que obter vantagens não significa, necessariamente, fazer mais dinheiro. A relação também pode ser benéfica ao gerar efeitos como a consolidação de marca e fortalecimento do posicionamento de mercado.
Muitos profissionais erram em como fazer parcerias com empresas porque não dão importância para um aspecto essencial: a honestidade. Ambos têm que ganhar e, portanto, a atuação tem que unir forças. Se um dos lados deixa a comunicação obscura, é impossível atingir os resultados esperados.
Já a falta de ética é ainda mais grave! Tentar passar o parceiro para trás ou não cumprir com todos os termos pode prejudicar a sua imagem. Em alguns casos, gera até complicações por descumprimento de contrato.
Então, o ideal é adotar a honestidade e a ética como pilares das relações comerciais de sucesso. Portanto, crie um canal de comunicação transparente para que você e o parceiro troquem dados, sugestões e avaliações, esteja aberto ao diálogo e trate o outro negócio como cuida do seu. Isso ajudará a consolidar novas parcerias e aumentará as chances de atingir os objetivos.
Para ter a certeza de que tudo tem saído conforme o esperado, é essencial fazer uma verificação dos resultados. Por essa razão, estabeleça as métricas e os indicadores de sucesso e realize um acompanhamento.
A medição depende de quais foram os objetivos definidos, como o aumento de alcance ou a conquista de novas conversões. Faça uma avaliação da relação entre o que foi esperado e o atingido, do retorno sobre investimento e das projeções para parcerias futuras.
Ao entender o que deu certo e o que precisa ser melhorado, é possível fazer adaptações para firmar novos acordos — com o empreendimento atual ou com outros parceiros estratégicos que surgirão no futuro.
Depois de entender como fazer parcerias com empresas e ter sucesso, é essencial saber que se trata de um mecanismo contínuo. Após uma relação comercial se encerrar, por exemplo, é preciso buscar novas formas de manter o destaque no mercado.
Uma das maneiras de garantir a captação de novos parceiros estratégicos é pelo networking. Ao criar uma rede robusta de interações, não faltarão oportunidades para estabelecer relacionamentos. Nesse sentido, uma dica interessante é interagir com outros contatos da parceira atual, por exemplo.
Também é essencial participar de cursos, workshops e eventos do seu nicho. Ao seguir para uma realização de Arquitetura, você encontrará profissionais capacitados da área e que buscam a melhoria. Como todos estão dispostos a estabelecer novos contatos, é mais fácil conseguir relacionamentos comerciais de sucesso.
Ao colocar essas dicas em prática, você saberá como fazer parcerias com empresas de forma bem-sucedida. Ao final, ambos os negócios terão resultados diferenciados e poderão aproveitar os efeitos positivos!
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