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Aprenda como usar o Pinterest como diferencial de vendas na arquitetura

Você sabe como usar o Pinterest como uma ferramenta para se destacar como profissional da arquitetura? Ele é interessante para encontrar ideias, conhecer o portfólio de outros profissionais e compartilhar o trabalho de sua empresa, apresentando sua identidade a futuros clientes. Além disso, ele é um canal que proporciona networking e conexão com outros grandes nomes da arquitetura.

Contudo, para utilizar essa ferramenta de forma eficaz, é essencial conhecer algumas estratégias para a produção de conteúdo personalizado para esse canal. O objetivo final é ter um posicionamento claro de identidade, formando um portfólio sólido. Quer saber como fazer isso na prática? Então, continue a leitura!

Qual a importância do Pinterest para um arquiteto?

Não é novidade que todo arquiteto de sucesso precisa ter um portfólio estruturado. Em tempos de revolução 4.0, é essencial que ele também seja disponibilizado online, aumentando o seu alcance. Assim, é possível apresentar os trabalhos realizados e possibilitar que outras pessoas conheçam os traços e identidade do profissional.

Por isso, o Pinterest têm sido cada vez mais usado como um meio de apresentação de portfólio, além de um canal de networking — tanto com outros profissionais, quanto com clientes. Em 2017, a rede já reunia mais de 175 milhões de usuários.

Assim, essa se tornou uma ferramenta que proporciona diversas oportunidades de novos negócios com investimentos mais baixos do que em propagandas tradicionais. Porém, para que essa estratégia traga resultados relevantes, é necessário conhecer a fundo suas funcionalidades e particularidades desse canal.

Como usar o Pinterest?

Agora que você já sabe por que o Pinterest se tornou uma importante rede para arquitetos, confira o passo a passo de como extrair o máximo dessa ferramenta.

Elabore um perfil atrativo e informativo

Em primeiro lugar, é preciso cadastrar e criar um perfil atrativo. Para isso, é necessário escolher uma boa foto de perfil e apresentar informações claras e interessantes na descrição. Nesse sentido, é fundamental descrever o tipo de trabalho realizado e o seu diferencial. Por fim, é preciso selecionar em quais categorias o conteúdo a ser publicado se enquadra.

Defina sua estratégia de publicação

O Pinterest permite diferentes possibilidades de publicação. É possível elaborar painéis com imagens e fotos dos seus principais projetos e trabalhos ou, então, criar portfólios por categorias. Após definir sua estratégia, faça um esforço para seguir um padrão. Assim, seu perfil terá mais coesão e parecerá mais profissional, o que transmite mais harmonia e confiabilidade em seu trabalho.

Escolha o tamanho e formato para suas fotos

Essa é uma etapa que pode auxiliá-lo a valorizar as imagens que serão publicadas por você. Enquanto no Facebook e Instagram a dimensão quadrada é a melhor, no Pinterest, as imagens verticais são as mais indicadas. Como elas são expostas uma ao lado da outra em seu feed e nos painéis, você pode investir também na criação de gráficos e outros tipos de imagens informativas que se complementem.

Planeje suas legendas, palavras-chave e links

As legendas são muito importantes e devem ser adequadas à imagem. Além disso, é fundamental que elas contenham informações relevantes, pois é nesse momento que seu perfil se diferenciará de outros — o que pode aumentar a possibilidade de contratação de novos projetos.

As palavras-chave também devem ser estratégicas. É por meio delas que suas imagens e fotos serão encontradas em meio a tantas outras publicações. Por isso, não utilize diversas palavras aleatórias. Escolha um segmento adequado à imagem publicada e que leve em consideração o que seu potencial cliente pode buscar.

Os links também devem ser pensados e planejados de forma a conduzir os usuários a outras publicações e conteúdos seus que estão disponíveis na internet, como o seu site, por exemplo.

Utilize estratégias de SEO

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que pode ser traduzido como “otimização para ferramentas de busca”. Aprenda essa estratégia e a utilize para que seu conteúdo possa aparecer nas primeiras páginas de ferramentas de busca como o Google.

A compreensão dessa área possibilitará que você escolha as melhores palavras-chave e estruture suas publicações para que elas sejam facilmente encontradas nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Envolva-se com outros profissionais

O uso de painéis colaborativos é uma excelente maneira de promover networking com outros profissionais, não só da arquitetura mas de áreas que podem ser complementares a seu negócio. Além de ser um recurso atrativo para os usuários, mais pessoas poderão conhecer seu trabalho por meio dessa interação.

Viu só a importância de saber como usar o Pinterest? Essa se tornou uma ferramenta muito interessante para se destacar como profissional de arquitetura. Assim, saber como explorar seu potencial pode se tornar um grande diferencial para muitas empresas e profissionais.

Gostou desse texto? Se você quer saber como pode se destacar ainda mais no mercado, aproveite e confira nosso texto: “Como ganhar dinheiro só com arquitetura e se diferenciar no mercado”.

ArchaTeam

Equipe @archademy.br

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