Se você é um jovem arquiteto, certamente enfrenta a dúvida constante de como conquistar um cliente indeciso, não é mesmo? Felizmente, existem algumas técnicas de persuasão que podem impulsionar — e muito! — o seu escritório.
É comum que alguns clientes encarem o projeto de arquitetura como um gasto, não como um investimento, especialmente em momentos de crise. Como qualquer consumidor consciente, ele só estará disposto a investir se enxergar uma relação custo-benefício vantajosa.
A resposta para a dúvida de como conquistar um cliente não está somente na capacidade de criar soluções que o cativem e de agregar valor à proposta, mas na comunicação assertiva para convencê-lo de vez.
Pode parecer complicado, mas, com nossas dicas, você vai conseguir superar esse desafio. Preparado? Então, continue a leitura!
Essa é a regra número um de sucesso em qualquer negócio. Você precisa ter em mente as necessidades do seu cliente, quais as reais expectativas dele, o que o motiva e o que o encanta, qual o seu orçamento disponível e condições que podem vir a se tornar objeções.
Cada cliente demanda um tipo de linguagem e recursos diferentes para compreender o projeto. A maioria, inclusive, não terá a mínima noção de o que um desenho técnico representa.
Por isso, planeje a apresentação com cuidado. Use desenhos tridimensionais, plantas humanizadas, animações, enfim, o que se fizer necessário para o melhor entendimento das soluções.
Muitos clientes são leigos e podem não compreender o real valor de algumas soluções. Por isso, você deve deixar claro como o projeto trará os benefícios que ele espera e outras vantagens.
Exemplifique como a proposta é inovadora e sustentável, além de trazer maior qualidade às atividades dele e proporcionar uma economia de custos. Mais ainda, mostre como o seu escritório está comprometido em bem atendê-lo em todas as fases do serviço.
Viu como é fundamental conhecer a fundo seu cliente? Somente assim você estará apto a superar as expectativas dele e, vencida essa etapa, apresentar o custo do projeto.
A melhor maneira de superar esses obstáculos é apresentar argumentos concretos, dados embasados e flexibilidade. Por isso, prepare-se pare responder aos questionamentos com paciência e empatia. Seja didático ao demonstrar cases de sucesso do escritório ou soluções similares bem-sucedidas.
Pense, também, em alternativas ao que foi proposto. Muitas vezes, o cliente se sente inseguro pelo alto valor a investir. Oferecer possibilidades de escolha mostra que você está atento aos limites dele e focado na maneira mais adequada para atendê-lo.
Dê tempo suficiente para ele pensar acerca dos detalhes e mantenha contato regularmente. Entretanto, nunca o pressione a fechar o negócio!
Investir na divulgação do seu trabalho, principalmente com foco no seu público-alvo, é imprescindível para proporcionar maior visibilidade ao seu escritório.
Que tal criar um blog, um portfólio online ou perfis nas redes sociais? Essas ferramentas permitem que você produza conteúdo de valor para seus prospects, apresentando detalhadamente soluções, projetos de sucesso e parcerias. Além disso, são ótimas oportunidades de receber feedbacks de seus clientes e seguidores.
Indique sempre aos seus clientes que o acompanhe nessas redes, pois a interação ajuda a estreitar laços e a gerar confiança.
Viu como é possível superar os obstáculos de como conquistar um cliente? Invista nessas dicas e impulsione seu escritório de vez!
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