Autonomia, liberdade criativa, oportunidade de imprimir sua personalidade em cada trabalho. Entre o desejo de colocar o próprio nome à frente dos projetos e a concretização desse objetivo, o profissional pode se deparar com um grande obstáculo: a falta de informação sobre como montar um escritório de arquitetura.
E você, sabe o que fazer para abrir seu próprio escritório e começar uma carreira de sucesso? Quer descobrir como realizar esse sonho e se posicionar no mercado de forma incisiva?
Pensando nisso, selecionamos 7 passos para você começar sua trajetória, estabelecer seu nome no mercado e conquistar o sucesso. Continue a leitura e confira!
Um empreendimento não se torna um sucesso por acaso. Por trás dos resultados, sempre existe um bom planejamento. Afinal, há muitas decisões que você precisa tomar para iniciar o negócio e colocá-lo para funcionar: local de atendimento, ramo de atuação, diretrizes de precificação, estratégias de marketing e muito mais.
É por isso que você não pode começar seu escritório sem um plano de negócios bem elaborado. Nesse documento, não podem faltar os seguintes pontos:
Esse é apenas o resumo de um plano de negócios. Para criá-lo, pesquise muito o mercado em que você vai atuar. Com informações precisas, suas chances de acertar nas escolhas e alcançar o sucesso se tornam muito maiores.
A formação em arquitetura abre um mundo de possibilidades para os profissionais. Porém, para se destacar no mercado, a melhor alternativa é se especializar em um ramo e se tornar um verdadeiro expert nele.
Por isso, uma das principais decisões é a escolha da área de atuação. Essa é a base para realizar as ações necessárias para conquistar esse nicho de mercado e conquistar o seu espaço.
Se fosse possível determinar um único “segredo” para levar qualquer negócio ao sucesso, sabe qual seria? A capacidade de atender plenamente às necessidades e expectativas dos clientes.
Em arquitetura, essa qualidade é ainda mais importante. O profissional precisa mergulhar na rotina e realidade do consumidor. Só assim ele pode criar ou transformar o espaço em um local que, além de bonito, seja extremamente funcional.
A satisfação acontece quando, além de se encantar com o design do projeto, o cliente sente que cada pedacinho do lugar foi feito especialmente para ele. Por isso, é fundamental analisar o público-alvo e encontrar as melhores soluções para atendê-lo.
A análise do público-alvo tem ainda outra função imprescindível: ela sinaliza quais são as melhores estratégias de marketing para atingi-lo. Quando você conhece os hábitos, necessidades, influências e atividades desse grupo, é mais fácil escolher o meio e a mensagem mais eficientes para atrair e conquistá-los.
Se o seu escritório oferecer o mesmo que seus concorrentes — ou, na pior das hipóteses, menos que eles — será muito difícil sobreviver em um mercado competitivo.
Por isso, é preciso entender o que seus concorrentes fazem de bom para superá-los. Também é fundamental descobrir o que falta no atendimento deles para oferecer essas opções a seus clientes e criar um diferencial positivo.
Você já deve ter percebido que sua graduação ensinou o básico necessário para iniciar sua carreira. Porém, como ela precisava abordar conhecimentos referentes a várias áreas distintas, não houve um aprofundamento significativo em nenhuma delas.
Esse é o processo normal em boa parte dos cursos superiores. Isso acontece até mesmo porque os profissionais vão atuar em ramos diferentes e acabam se especializando em apenas uma área.
Por isso, após terminar a faculdade, sua carreira pode ganhar um grande impulso se você buscar oportunidades para se aperfeiçoar. É possível investir em cursos, especializações ou eventos que transmitam conhecimentos específicos.
Além de oferecer informação, esses cursos e workshops reúnem profissionais da sua área e de outras relacionadas. Dessa forma, você pode investir no seu networking, estabelecer parcerias e encontrar muitas oportunidades de trabalho.
E por falar em networking e parcerias, hoje existem espaços que facilitam essa interação. Você já deve ter percebido que alguns setores usam um conceito muito interessante para fomentar novos empreendimentos: as incubadoras.
São espaços que reúnem muitos negócios em fase de lançamento ou implantação. Eles favorecem a troca de ideias, aceleram a aprendizagem a respeito do mundo dos negócios e podem criar uma rede de contatos e indicações muito útil.
Os profissionais de arquitetura também já têm espaços como esses à disposição. Um exemplo é a Archademy, que funciona como uma verdadeira aceleradora para arquitetos e designers de interiores.
Além de um espaço sofisticado, cuidadosamente planejado para favorecer o desempenho e potencializar o sucesso desses novos arquitetos, a iniciativa ainda conta com uma rede de mentores, networking com grandes marcas e outros escritórios.
Os profissionais também participam de um Plano de Aceleração que realiza workshops e promove conteúdos úteis para quem está iniciando a carreira. Participar de iniciativas desse tipo é uma ótima forma de encurtar o caminho rumo ao sucesso.
Quando falamos de meios promissores, também não podemos nos esquecer das mídias sociais. A arquitetura tem um apelo visual inquestionável. Por isso, mantenha um perfil profissional ativo em redes como o Instagram e o Pinterest, que dão total destaque às imagens e podem atrair um bom número de interessados.
Como o cliente pode acreditar que seu escritório tem uma solução funcional e esteticamente agradável se o seu próprio ambiente de trabalho não reflete esses conceitos?
Por isso, o escritório do arquiteto precisa ter um design impecável. Essa característica é fundamental para que o cliente acredite que você tem, de fato, condições de atender às expectativas quanto ao projeto que ele está solicitando.
E então, descobriu como montar um escritório de arquitetura? Já se sente mais confiante para colocar esses 7 passos em ação e iniciar uma carreira de sucesso? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua pergunta com a gente nos comentários e participe da conversa!
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