Não podemos negar: saber como se comunicar bem potencializa a sua carreira. Para quem trabalha no ramo de interiores uma boa comunicação é habilidade fundamental para ter destaque no mercado, bem como para conquistar novos clientes, fornecedores e prestadores de serviço que agregarão valor ao seu trabalho.
O fato é que muitas pessoas se sentem inseguras em estabelecer uma comunicação ativa com seus colegas e clientes, trazendo desafios constantes para sua vida profissional. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Criamos este artigo com as melhores dicas para você desenvolver a sua comunicação. Acompanhe!
1. Pratique a empatia
Você sabia que é a empatia que traz a sintonia para a comunicação? Isso quer dizer que, ao estar próximo das pessoas e conhecer suas personalidades livre de julgamento, você aprende a lidar com elas de maneira ética e respeitosa, desenvolvendo as melhores formas de comunicação. Como consequência, você evita frases soltas e descontextualizadas, tornando seu discurso objetivo.
Por exemplo, quando você está apresentando uma nova proposta para seus clientes, entender a sua situação financeira, bem como a personalidade da família e seus gostos próprios, faz com que você consiga desenvolver um discurso voltado para sua realidade. Assim, é possível fortalecer a sua relação profissional e ter resultados cada vez melhores.
2. Saiba ouvir primeiro
Outro ponto fundamental para desenvolver uma excelente comunicação é saber ouvir. Parece simples, mas o exercício de deixar o interlocutor apresentar a sua ideia antes de você é uma estratégia eficiente para fortalecer a relação entre cliente e arquiteto. Afinal, ele compreende que seus pensamentos e opiniões são apreciadas e levadas em consideração.
Além disso, ao prestar atenção no que o outro está dizendo, você consegue estruturar uma argumentação poderosa para apresentar a sua ideia com base no que ele informou, ressignificando diversas falas e trazendo novos pontos de vista para a conversa. No âmbito profissional, isso gera ideias inovadoras de projeto, que aprimoram o seu trabalho e oferecem um serviço de melhor qualidade.
3. Tenha uma boa postura
Você sabia que a comunicação vai muito além do que é dito? Ainda que as palavras conduzam a mensagem que queremos apresentar, o nosso corpo diz muito sobre o que estamos informando ao cliente. É por isso que um simples desvio de olhar ou mudança de postura pode comprometer a interlocução.
Quando falamos em relações profissionais, sobretudo de venda de serviços, a linguagem corporal é um dos fatores determinantes de compra. Em outras palavras, existem clientes que evitam adquirir um determinado serviço em função do atendimento recebido, ainda que o vendedor tenha articulado muito bem as palavras.
Para evitar que isso aconteça, você pode — e deve! — treinar as suas falas na frente de um espelho, identificando os movimentos que você realiza com as mãos, o que desvia a sua atenção, o seu tom de voz e a capacidade de olhar nos olhos enquanto está passando alguma informação.
4. Seja claro e objetivo
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre a clareza e objetividade, já que esses dois elementos são responsáveis pelo sucesso da sua comunicação. Vamos pensar em um exemplo para facilitar? Imagine que você está tentando realizar uma parceria com um novo fornecedor, mas ele não consegue explicar suas formas de entrega de materiais.
Muito provavelmente você não contratará os seus serviços, certo? Afinal, se ele não consegue passar as informações de maneira clara para você, é possível que as entregas não ocorram da maneira esperada. Assim, da mesma maneira que você pode ter esse pensamento, os seus clientes também podem.
Por isso, a clareza e a objetividade são fatores imprescindíveis na sua fala, tendo em vista a capacidade que elas têm em auxiliar o cliente a compreender o que é o seu serviço e quais são suas formas de atuação.
Você percebe que saber como se comunicar bem não precisa ser um desafio? Praticando a empatia, aprendendo a ouvir, desenvolvendo uma boa postura e sendo claro e objetivo nas suas falas, com certeza, você conquistará mais clientes e potencializará a sua carreira!
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