O mercado de trabalho para os profissionais da arquitetura é amplo e está cada vez mais competitivo. Com isso, é preciso saber como planejar a carreira e se preparar para atuar como um arquiteto de sucesso.
Muito além de uma boa formação acadêmica e visão criativa, é preciso apresentar alguns diferenciais para conseguir se destacar na área e transformar seu nome em uma grande referência.
Pensando nisso, preparamos este post com informações a respeito do que fazer após a graduação para consolidar sua carreira na área da arquitetura. Fique atento e boa leitura!
Além da experiência prática, quem quer buscar novos conhecimentos ou aprimorar os obtidos na faculdade precisa procurar por cursos de pós-graduação ou de especialização. Existem diversas opções lato sensu, stricto sensu e com diferentes focos para você escolher.
Em geral, o recém-formado em Arquitetura é um profissional generalista — ou seja, tem um pouco de conhecimento em cada área. Porém, se você deseja tornar-se um profissional especialista — ou seja, que entende muito de uma área específica —, é preciso definir um campo de atuação.
Hoje, o arquiteto consegue trabalhar em diversas áreas, como:
Defina aquela que mais tem a ver com o seu perfil e busque se especializar!
O mercado está cada vez mais globalizado e experiências internacionais são sempre muito bem-vindas no currículo. O intercâmbio permite vivenciar novas culturas, conhecer novas histórias e ainda garante a fluência em uma segunda (ou terceira) língua.
Essa experiência ainda é capaz de influenciar a sua forma de pensar e criar seus projetos e é uma oportunidade única para quem deseja desenvolver habilidades empreendedoras e planejar a carreira.
Construir um bom networking é uma das melhores formas de ser reconhecido e indicado no meio empresarial. Procure participar de workshops, eventos, palestras, cursos e congressos para conhecer arquitetos atuantes e outros profissionais de áreas relacionadas, como designers, decoradores e engenheiros.
Aproveite a oportunidade para conversar e tirar suas dúvidas sobre o mercado e suas tendências, aprender com pessoas mais experientes e divulgar o seu portfólio. Já existem, inclusive, redes sociais voltadas para a comunicação profissional, como o LinkedIn.
Cada vez mais a preocupação com o meio ambiente é o foco dos projetos sustentáveis. Cabe ao arquiteto criar projetos que minimizem os impactos na natureza. Para isso, é preciso avaliar diversos fatores, como as condições climáticas e o ecossistema da região.
A partir desse momento, o profissional precisa saber promover bem-estar, economia e eficiência energética, aproveitando os recursos naturais e desenvolvendo técnicas que demandem menos tempo de execução.
Agora que você entendeu como planejar a carreira, não perca tempo e procure aperfeiçoar suas habilidades e o seu estilo. Lembre-se de que para atuar na profissão é necessário obter o registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da sua região.
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais para que outros colegas também possam planejar melhor as suas carreiras!
Evento para arquitetos com pegada de hackathon e metodologia única para o setor oferece 35…
Promovido pela Archademy, o Archathon tem uma metodologia única de concorrência para o setor, com…
Interessados têm até 11 de maio para se candidatar a uma das 25 vagas para…
Workshop com pegada de hackathon e metodologia única para o setor oferece 50 vagas por…
Construtech realizou o maior levantamento do mercado em 2020 e agora busca um estudo ainda…
Você conhece a neuroarquitetura? O termo refere-se ao estudo da neurociência aplicada à arquitetura. Em…