Um dos principais desafios de um escritório de arquitetura é consolidar sua identidade e seu espaço no mercado. Para alcançar esse objetivo, é fundamental superar as dúvidas de como captar clientes e conquistá-los de vez.
Essa é uma missão que demanda dedicação constante, já que as ações não se resumem a trazer novos clientes para o escritório, mas em encantá-los e, consequentemente, fidelizá-los. O segredo para torná-los defensores da sua marca é superar suas expectativas.
No início da carreira, é comum manter um foco disperso. A frase “para começar, não posso escolher cliente” é um lema conhecido, mas aos poucos você perceberá nichos com os quais seu escritório mais se identifica — e se dedicar a eles não é um mau negócio. Pelo contrário: provavelmente trará os melhores resultados.
Por isso, é imprescindível que você reflita sobre a identidade do escritório, o que pretende alcançar e qual público gostaria de atender. Isso fará com que você desenvolva a expertise necessária para surpreendê-lo.
Independentemente dessa escolha, é preciso investir em ações de divulgação e atração do público-alvo. Para que elas sejam certeiras, listamos os principais erros de como captar clientes que você não pode cometer! Confira!
Gastar energia com um público pouco interessante para o seu negócio é um equívoco que você não pode cometer. Definir o posicionamento do escritório no mercado possibilitará traçar perfis de clientes ideais (personas), que estão interessados no que você pode e deseja oferecer.
Essa será a referência para direcionar as ações de marketing, os investimentos no escritório e sua qualificação. A escolha não é, necessariamente, definitiva. Ao longo do tempo, seus objetivos podem mudar, mas para começar é preciso ter foco.
Conheça a fundo seus prospects. Alguns conceitos de marketing são muito úteis nessa pesquisa, como a segmentação de mercado — demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.
Um bom embasamento é sua principal ferramenta para criar campanhas e canais mais eficientes de comunicação e divulgação da sua marca.
Isso mesmo! Você pode desenvolver soluções e trabalhos fantásticos, mas se não souber apresentá-los, pode colocar tudo a perder. Por isso, invista em um portfólio atraente para o seu escritório. Você pode desenvolvê-lo online, por exemplo — isso facilita a divulgação.
Existem várias plataformas que oferecem essa funcionalidade. Seja criativo para agrupar os projetos, expor cases de sucesso e destacar soluções inovadoras.
As apresentações ao cliente também devem ser encantadoras e personalizadas conforme cada perfil — documentos impressos ou recursos digitais. Lembre-se: você deve mostrar profissionalismo e criatividade.
Não use os e-mails pessoais para comunicação com os clientes e padronize as assinaturas digitais do escritório. Ah! Não se esqueça que um cartão de visitas ainda é indispensável!
No mercado de arquitetura, as relações de confiança são muito valorizadas. Afinal, seu cliente está investindo alto em um sonho. Sendo assim, é comum os contratos serem fechados por indicações.
Essa prática restringe muito o alcance, e se você apostar somente nela para ampliar a sua clientela, mau sinal! É preciso ampliar os canais de comunicação entre o escritório, os clientes prospectados e aqueles já conquistados.
Existem outros mecanismos que você deve adotar para divulgar seus trabalhos e expor sua credibilidade. As mídias digitais e redes sociais ganham evidência nessa realidade, pois permitem a divulgação não somente dos projetos, mas de comentários e depoimentos. Isso ajuda a fortalecer a confiança entre todos os envolvidos. Além disso, seus recursos possibilitam direcionar os esforços às personas.
O Instagram e o Pinterest são os queridinhos nesse meio. Eles são ótimas fontes de novas tendências e exposição de trabalhos. Para manter o foco nas personas, divulgue seu perfil de forma direcionada.
Os sites, os blogs, o YouTube, o LinkedIn, além do próprio portfólio online são excelentes instrumentos para atrair clientes — por meio da publicação de conteúdos relevantes e educativos. Aliás, essa é a principal estratégia do inbound marketing, um conceito de atração e fidelização de clientes fortíssimo na atualidade.
Nesses canais você oferece conteúdo de valor — artigos, e-books, newsletters, podcasts, vídeos — em troca de dados dos visitantes. Inicia-se, assim, o processo para convertê-los em leads e, possivelmente, em clientes.
Tão importante quanto a produção de conteúdo é a mensuração de resultados, isto é, checar o efeito das ações para conversão de prospects em clientes. Assim você consegue aprimorar sua estratégia. O objetivo é criar uma rede de relações duradouras, benéficas para todas as partes.
Como dissemos, para garantir o fortalecimento do seu escritório é fundamental conquistar relações permanentes com os clientes e superar suas expectativas.
Por isso, se você entrega um projeto e dá a relação por encerrada, está cometendo uma falha grave. O marketing de relacionamento deve estar presente no seu dia a dia, principalmente no “pós-venda”. Mantenha os contatos personalizados, um canal aberto para dúvidas e faça pesquisas de satisfação.
Além disso, o ego precisa ficar de lado, já que uma solução perfeita para você pode não atender ou não encantar o seu cliente. Desenvolva empatia e, respeitando sua identidade profissional, seja flexível para superar questionamentos e adversidades.
Como o produto que você oferece é intangível, é imprescindível que o custo não seja o foco da negociação, mas o que o seu escritório pode oferecer de valor — isto é, os benefícios em contratá-lo.
O projeto de arquitetura é somente uma etapa do sonho do seu cliente. Por isso vale a pena se especializar em compatibilização de projetos e gestão de contratos e obras, a fim de oferecer um serviço cada vez mais completo e diferenciado. Claro que isso requer experiência, estudo, dinheiro e tempo investidos, mas considere caminhar nessa direção!
Definitivamente, seu escritório não pode ficar de fora de feiras, exposições e outros diversos encontros de profissionais. Essas são oportunidades fantásticas de agregar conhecimento, divulgar sua marca e, principalmente, de ampliar sua rede de contatos — prospects, parceiros, fornecedores, grandes marcas e até mesmo concorrentes.
Você mesmo pode investir em se tornar um palestrante nessas ocasiões. Quem sabe seu escritório possa firmar parcerias e organizar suas próprias palestras e workshops?
A participação em concursos de projetos também promove visibilidade, além de oferecer premiação e ampla divulgação. Vale a pena se candidatar aos concursos públicos, aos projetos sociais e, principalmente, a eventos como o Archathon.
Nessas oportunidades, tenha sempre em mãos seu cartão de visitas e adicione os contatos que fizer na sua rede de relacionamento. Lembre-se sempre: investir na sua capacitação e identificar seu posicionamento no mercado são ações primordiais para direcionar suas estratégias de marketing e superar o desafio de como captar clientes!
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