Você sabia que investir em workshops de Arquitetura pode fazer toda a diferença para alavancar a sua carreira? Esse tipo de evento promove oportunidades incríveis para arquitetos e designers de interiores recém-formados.
Ingressar no mercado de Arquitetura e Design de Interiores e consolidar seu escritório não é uma tarefa fácil. A competitividade é alta e uma boa formação acadêmica já não basta para obter sucesso. Isso porque são áreas extremamente dinâmicas, em que inovações e novas demandas da sociedade surgem a todo instante.
Por isso, é preciso investir na capacitação contínua, conhecer as tendências e manter-se atualizado em relação à evolução técnica e tecnológica a fim de diferenciar-se no mercado.
Nesse cenário, os workshops de Arquitetura têm papel fundamental. Mas antes de conhecer os benefícios em participar desses eventos, você sabe como eles funcionam? Acompanhe!
Por mais que o objetivo comum seja agregar conhecimento, workshops se diferem de cursos de especialização, seminários, palestras e congressos, principalmente, pelo seu formato e sua dinâmica.
A tradução literal da expressão é “oficina” e essa é uma ótima maneira de caracterizar esse evento. Trata-se de um treinamento de curta duração em que são explorados um ou mais temas específicos, no qual o objetivo principal é a aplicação prática dos conceitos discutidos.
Normalmente, a condução das atividades é feita por um moderador, responsável pela integração entre os participantes e os convidados — profissionais experientes, fornecedores, empresários, entre outros. Eles farão as exposições e se tornarão mentores durante o desenvolvimento, em grupos, das tarefas propostas.
De maneira geral, a dinâmica inclui uma explicação inicial sobre o tema, seguida por interações intensas entre os participantes. Essa troca de informações e opiniões é fundamental para embasar os trabalhos.
Finalmente, os grupos formados desenvolverão uma proposta, colocando em prática as soluções abordadas. A conclusão do evento envolve a análise dos resultados e, em alguns casos, premiações.
Nos workshops de Arquitetura é comum que a principal tarefa seja o desenvolvimento de um projeto com base nos assuntos abordados. Assim, você e seu grupo de trabalho terão a oportunidade de aplicar conceitos e praticar soluções, contando, ainda, com a orientação de profissionais experientes.
Além disso, a interação entre diferentes perfis profissionais e a integração entre áreas distintas de atuação promovem uma troca riquíssima de conhecimento, de experiências bem e malsucedidas e de técnicas alternativas.
De fato, a teoria é indispensável, mas só internalizamos o conhecimento e esclarecemos dúvidas ao colocar as mãos à obra. Afinal, as dificuldades aparecem, principalmente, quando executamos a tarefa, concorda?
Essa é uma grande vantagem dos workshops de Arquitetura em relação a palestras, aos seminários ou aos cursos: a aplicação prática dos conceitos, isto é, a possibilidade de testá-los de forma supervisionada e, até mesmo, de aprimorá-los.
Esse tipo de evento tem atraído muito profissionais e empresas voltados para as áreas de tecnologia, materiais eficientes e renováveis, soluções inovadoras e sustentáveis.
Isso porque o ambiente é extremamente propício para a apresentação dessas novidades, já que, frequentemente, os participantes são profissionais atuantes e buscam maneiras para se diferenciarem. Dessa forma, você se manterá atualizado sobre as novas tendências estéticas, tecnológicas e funcionais.
Mas isso não é o suficiente! Para destacar-se no mercado não basta ser um profissional diferenciado. É preciso investir na divulgação e na apresentação de seus projetos, bem como na gestão de seu negócio. E esses eventos também têm foco nessa demanda.
As oportunidades de aprendizado são inúmeras: softwares para apresentações gráficas — imagens humanizadas, em 3D e realidade virtual —, empreendedorismo, gestão de projetos e de obras, sustentabilidade e reaproveitamento energético e de materiais, captação de clientes, posicionamento estratégico, ações de marketing, entre muitos outros temas atuais.
Para completar, a legislação e as normas vigentes — especialmente da ABNT — também são temas presentes, com o propósito de disseminá-las de forma abrangente e, porventura, incentivar seu questionamento e propor alternativas de melhoria.
O mais relevante disso tudo é que as discussões, as dúvidas e as opiniões compartilhadas, além da chance de desenvolver um estudo de caso contribuem, de forma muito mais eficaz, para você se tornar apto a aplicar o conhecimento no seu dia a dia.
Outro benefício bastante relevante é a possibilidade de ampliar seu network. E isso, no início da carreira, faz toda a diferença. Esses eventos são vistos como um excelente canal de comunicação entre marcas consolidadas e jovens profissionais.
Imagine as oportunidades de formar parcerias, além de conhecer empresas e cases de sucesso! Fazer parte dessa rede, com certeza, abrirá portas para você.
Os workshops de Arquitetura contribuem não somente para você aprimorar seus conhecimentos e se atualizar. Eles servem como fonte de inspiração para novos trabalhos, bem como um incentivo a investir em outras áreas de atuação e se dedicar a outros segmentos de mercado.
Muitos desses eventos não têm como objetivo exclusivo o aprendizado, a divulgação de soluções e a troca de experiências. Eles são, também, oportunidades para você ser visto e para valorizar a sua marca, seja por meio da apresentação de propostas interessantes, seja pela participação em concursos de projetos.
Isso mesmo: alguns workshops contam, em sua dinâmica, com uma etapa — caracterizada como um concurso — para elaboração de um projeto real.
Muitas faculdades de Arquitetura e Design de Interiores já investem nessa ideia há um tempo, juntamente aos conhecidos encontros regionais, nacionais e internacionais de estudantes de Arquitetura. Mas esse formato ganhou força foi com o investimento de empresas privadas e dos grandes eventos de Arquitetura e Design de Interiores.
Esses concursos — muitas vezes em forma de maratona — têm atraído muitos escritórios consolidados ou recém-criados. Eles envolvem a elaboração de um projeto e seu julgamento por uma banca avaliadora, a premiação da proposta vencedora e sua ampla divulgação. Uma alternativa fantástica para impulsionar sua carreira, não é mesmo?
Esses eventos acontecem em todo o país — e também pelo mundo afora — e apresentam variações de abordagens e de objetivos. A Internet é uma ótima aliada para pesquisar quais deles interessam e como se inscrever.
Esperamos que você tenha se convencido sobre a importância de participar de workshops de Arquitetura. Que tal dar o primeiro passo e fazer parte de um dos principais eventos nesse formato? Descubra como se inscrever no Archathon e como participar da próxima edição!
Evento para arquitetos com pegada de hackathon e metodologia única para o setor oferece 35…
Promovido pela Archademy, o Archathon tem uma metodologia única de concorrência para o setor, com…
Interessados têm até 11 de maio para se candidatar a uma das 25 vagas para…
Workshop com pegada de hackathon e metodologia única para o setor oferece 50 vagas por…
Construtech realizou o maior levantamento do mercado em 2020 e agora busca um estudo ainda…
Você conhece a neuroarquitetura? O termo refere-se ao estudo da neurociência aplicada à arquitetura. Em…